Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo doou 500 mil euros em equipamentos

Rádio Alto Minho

11 Janeiro 2021, 14:29

Acessibilidade

Publicidade

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC) ofereceu, em 2020, equipamento hospitalares e realizou obras de beneficiação em alguns serviços num valor superior a 500 mil euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a LAHVC, presidida por Ana Margarida Silva, explicou que no sábado foram oferecidos aos serviços de obstetrícia, ginecologia, endocrinologia, pediatria, serviço de sangue e cuidados intensivos “seis mil euros em equipamentos” que “responderam às necessidades elencadas pelos vários serviços”, com o “objetivo da melhoria do bem-estar dos doentes”.

“Foram entregues 21 televisões, um tapete de desinfeção, balanças digitais, um divã marquesa e uma cadeira sanitária, entre outros materiais”, especifica a nota.

Entre os equipamentos hospitalares oferecidos no ano passado ao hospital de Santa Luzia, na capital do Alto Minho, a LAHVC destaca “um mamógrafo digital com estereotaxia, orçado em cerca de 100 mil euros, bem como as obras de alargamento do serviço de radiologia, de forma a acolher aquele equipamento”.

“A Liga dotou ainda a unidades de cuidados intensivos e intermédios polivalente com separadores das camas com caixilharia de alumínio e vidro laminado. Devido à pandemia de covid-19, a Liga procedeu também à oferta de 10 ventiladores e instalou, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Diocese, um hospital de retaguarda de Viana do Castelo, entretanto desativada “por não ter sido necessária a sua utilização”.

“A Liga disponibilizou algum do seu material para poder ser utilizado por profissionais de saúde na Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) atualmente instalada no centro cultural para receber infetados com a covid-19”, especifica.

“Todos os equipamentos oferecidos e as obras realizadas só foram possíveis graças a uma notável mobilização da sociedade civil que se traduziu em donativos em dinheiro, dádivas em espécie de inúmeras empresas e muitas horas de trabalho voluntário por profissionais de saúde e várias instituições do concelho, com destaque para grupos folclóricos, agrupamentos de escuteiros e companhias de guias”, sublinha.

A Liga, formalmente constituída em 1981, tem na promoção da dádiva de sangue e no apoio direto aos doentes as suas principais áreas de atividade.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, para além de 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Amaral e Fernandes
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Electric Move 01
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - La Kurtizane

Publicidade

Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade