Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Iniciada reconversão de praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo

Rádio Alto Minho

21 Março 2021, 17:50

Acessibilidade

Publicidade

A empreitada de reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo, por 3,7 milhões de euros, já foi iniciada e estará pronta dentro de 18 meses.

“A empreitada foi formalmente iniciada com a vedação do equipamento para garantir a segurança, já que a primeira fase da obra prevê a demolição das antigas bancadas da praça de touros. São obras com alguma complexidade e algum risco para quem passe na envolvente”, afirmou José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo.

O autarca vianense, que falava em conferência de imprensa através de videoconferência, para a apresentação pública do projeto da designada Praça Viana, disse que o objetivo “é que o novo equipamento esteja concluído prazo previsto para poder ser “um dos instrumentos de apoio” ao projeto de Cidade Europeia do Desporto, em 2023.

Em 2019, Viana do Castelo comunicou à Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, a intenção formal de se candidatar a Cidade Europeia do Desporto.

Em 2020, o município recebeu, oficialmente, o certificado da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) Europa, da aceitação de Viana do Castelo candidata a “European City of Sport 2023.

O anúncio oficial deverá ocorrer no final de 2021.

Aos jornalistas, José Maria Costa explicou que o futuro equipamento terá “uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro.

“Queremos que aquele equipamento, que antigamente era um praça da morte, se transforme numa praça de vida, destinando-o à prática desportiva e à formação de crianças, jovens e adultos”, sublinhou, admitindo a sua utilização para eventos culturais.

Segundo José Maria Costa, “muitos dos equipamentos desportivos do concelho estão com um nível de ocupação muito elevado”, impedindo “o desenvolvimento e até o aprofundamento de algumas modalidades”.

A futura “Praça Viana” será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho”.

“Daí a urgência da construção deste equipamento. Neste casamento, juntámos os trapinhos com a EDV. Cedemos o espaço e a EDV fará a gestão do equipamento”, disse, garantindo que a futura Praça Viana terá um “espaço memória” sobre a história da antiga arena.

Rui Cavaleiro, o arquiteto que assina o projeto realçou o “desafio estrutural, do ponto de vista da engenharia” que o novo edifício representa, “mantendo a sua imagem original”.

“Permanecem alguns elementos da antiga praça, com um ar mais contemporâneo, mas que permitem perceber que existia ali um edifício com história”, explicou.

O presidente da EDV, Rui Silva, destacou “o dia especial” do arranque da obra que representa “o culminar de um trabalho muito grande”.

A EDV assume a responsabilidade de rentabilizar ao máximo o novo espaço, estabelecendo parcerias com diversas entidades, da educação especial, terceira idade, infantários e escolas. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance por percebermos o enorme esforço financeiro da autarquia”, frisou.

O presidente da Mesa da Assembleia da EDV, Alberto Midões, sublinhou que o “potencial” que o novo edifício vai permitir “vai muito para além da dimensão da coletividade”.

“O desafio que se nos coloca é sermos capazes de dar essa resposta. Criamos condições para ser projeto autónomo e rentável. É um espaço para a alta competição mas também para que a comunidade possa disfrutar de todas as suas dimensões, dos mais pequenos aos mais velhos”, reforçou Alberto Midões.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que cidade se declarou anti-touradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - Leitão da Costa
Rádio Alto Minho - Germano de Sousa

Publicidade

Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade