Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Confinamento: Fecho de restaurantes afunda negócio da lampreia no Minho

Rádio Alto Minho

14 Janeiro 2021, 8:21

Acessibilidade

Publicidade

A safra da lampreia no rio Minho começou este ano, a 1 de janeiro, promissora em termos de quantidade de peixe, mas pouco animadora quanto ao preço de mercado.

Na primeira semana, a unidade foi paga ao pescador, pelos intermediários, a 20 euros (lampreia grande) e a 10 (pequena). A associação de pescadores do Minho fala em especulação assente no monopólio do mercado por parte de uns poucos compradores e, agora também, na retração dos restaurantes em adquirir produto por causa da pandemia. O novo confinamento que entra em vigor às 00.00 horas desta sexta-feira, ditará que 2021 será (mais) um ano para esquecer para as 154 embarcações portuguesas licenciadas para a faina deste ano. “A restauração parando, certamente vamos parar todos”, afirmou Augusto Porto, presidente da Associação de Pesca Profissional do Rio Minho e Mar, em vésperas do anúncio do Governo de novas medidas restritivas.

Augusto Porto da Associação de Pesca, lamentou, ainda sem as novas restrições decididas, o cenário de pesca este ano. “Tivemos barcos a ir na passagem-de-ano e um deles apanhou cinco lampreias nessa noite, aqui na foz. Foi um bom augúrio, mas com a covid, a restauração está fechada e é mais difícil vender”, contou, acrescentando: “Isto tem um impacto tremendo a nível do preço. Estamos a vender lampreias em Caminha, a 20 e a 10 euros, na primeira venda. O pescador leva um valor de cerca de 17 euros líquidos numa lampreia. Esse era o preço do ano passado no fim da safra”. Em 2020, por causa do confinamento a faina, que por norma se estende até meados de abril, “acabou” em Março para “cerca de 90 por cento dos barcos”, concluiu.

Publicidade

Rádio Alto Minho - La Kurtizane
Rádio Alto Minho - Amaral e Fernandes
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Electric Move 01
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade