Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez investe 116 mil euros e cria abrigo de montanha na Peneda

Rádio Alto Minho

06 Abril 2021, 21:02

Acessibilidade

Publicidade

Um investimento de mais de 116 mil euros vai reconverter um dos antigos quartéis do santuário de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, em abrigo de montanha.

O projeto, que resulta de uma parceria entre aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, “prevê a criação de camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e copa”.

O santuário “será dotado com um espaço que permita alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana, os turistas e os montanhistas que façam a travessia do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) ou escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha”.

O abrigo de montada “vai ter capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas”.

A adjudicação da empreitada de remodelação e beneficiação do edifício destinado a abrigo de montanha, pelo valor de 116.070.00 euros foi aprovada na última reunião camarária.

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, presidida pelo social-democrata João Manuel Esteves, o “projeto prevê aumentar a oferta ao nível do alojamento dentro da área do PNPG, contribuindo para a dinamização do turismo de natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural”.

O templo da Senhora da Peneda, foi elevado a santuário, em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, que morreu, em setembro, num acidente de viação.

A elevação a santuário ocorreu no ano em que se celebraram oito séculos de devoção à santa.

Datado do século XVIII, o santuário da Senhora da Peneda, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, por um grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

No decreto assinado pelo bispo da diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira sustenta a elevação do templo a santuário com “o longo e enriquecedor percurso histórico e o valioso património espiritual, religioso e material, testemunho de assíduas e seculares peregrinações de fiéis e da profunda devoção e culto à Virgem Maria”.

Para a diocese, trata-se de “um dos monumentos marianos mais notáveis” do distrito de Viana do Castelo e, “pela sua antiguidade, dos mais venerados em todo o Alto Minho, estendendo-se o seu prestígio e influência à vizinha região autónoma da Galiza, em Espanha”.

O reconhecimento como santuário diocesano é ainda justificado pela “relevância que se estendeu a nível nacional e até internacional” do templo, sendo destacado o “fluxo de peregrinos que tem sido contínuo e ininterrupto ao longo de oito séculos, marcando de uma forma especial não só a devoção e a espiritualidade mariana do povo nortenho, mas também o próprio calendário e a organização da vida das populações, nomeadamente no início de setembro”.

Anacleto Oliveira sublinhava também “as potencialidades que este património religioso, pela sua estrutura, dimensão e infraestruturas, proporciona em ordem a uma pastoral mais dinâmica com relevo para as camadas jovens”.

Também em abril de 2020, a Câmara iniciou o processo de classificação nacional do santuário.

“Esta classificação é muito importante não só para o concelho de Arcos de Valdevez, como para toda a região, incluído a Galiza. O santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos grandes santuários marianos do Alto Minho, do Minho e da zona da Galiza”, afirmou, na ocasião à Lusa, o autarca João Manuel Esteves.

Adiantou que o objetivo da classificação passa por “valorizar todo o património, constituído pelo santuário, a escadaria, as capelas e a zona dos quartéis, dois edifícios situados na envolvente que antigamente serviam de alojamento, dar-lhe visibilidade e aumentar a atração de turistas”.

“Por outro lado, com a classificação podermos aceder a outro tipo de apoios para fazer obras de recuperação “, explicou.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Leitão da Costa
Rádio Alto Minho - Decisões e Soluções
Rádio Alto Minho - Germano de Sousa
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade